ENTREGA EXPRESSA SÃO PAULO EM ATÉ 3HRS • FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$429 • EMBALAGEM DISCRETA • PAGAMENTO EM ATÉ 6X SEM JUROS
Os novos arranjos amorosos e as inúmeras formas de amarcover

Poli, tri, pluri, livre: Os novos arranjos amorosos e as inúmeras formas de amar

GABRIELLE ESTEVANS

 

É falar a palavra casal pra você imaginar um homem e uma mulher — muitas vezes, inclusive, de forma mais detalhada (como, por exemplo, cor de pele branca, confirmando o racismo estruturalizado na nossa sociedade) — , lado a lado, de mãos dadas, felizes da vida. Fomos educados, sensibilizados — e diríamos castrados — durante toda uma existência para acreditar que a normalidade está única e exclusivamente numa formação compulsoriamente heterossexual e que envolve não mais que duas pessoas.


Os tempos são outros, claro, mas a verdade é que sempre existiram pessoas que romperam bravamente os padrões cerceadores impostos. Agora, no entanto, a internet fez com que outras vivências ganhassem mais visibilidade — sem contar, claro, em psicólogos, psicanalistas, sociólogos e outros especialistas e estudiosos em gentes que se debruçam sobre o assunto na tentativa de mostrar quão bonito é existir de forma livre e plural.


Mas, voltando à pauta, que novos modelos não tão novos assim são esses? No contexto contemporâneo, há múltiplos arranjos conjugais possíveis — desde os mais tradicionais, como o monogâmico até o amor livre ou o poliamor. Na lista também entram relacionamento aberto, troca de casais, poliafetividade, menage à trois, coabitação, prostituição, comunidades de interesse. A lista é fluida, viva, aberta. As possibilidades de conexão e interação são infindáveis. O que parece ser imprescindível em todas elas, independente de características específicas ou de acordos entre as partes, é a responsabilidade afetiva, o consenso e o respeito. Flávia Amorim, criadora do grupo Amor em Rede, mergulhou na escrita de um artigo profundo sobre o assunto para a jornada de Autonomia Afetiva da Comum, uma plataforma de florescimento humano para mulheres.
“A autonomia sobre nossos corpos e sentimentos nos dá poder de escolhas e gera responsabilidade com os envolvidos. O futuro das relações poderá ser muito mais rico e trazer desafios que nem imaginamos. Quando nos abrimos a novas possibilidades e nos disponibilizamos a essas experiências, podemos fazer escolhas desse lugar mais lúcido, com consciência maior das cartas que estão na mesa." Flávia Amorim, em texto para a Comum


Apesar da maravilhosa possibilidade individual de escolha, a verdade é que vivemos tempos em que o autoritarismo dorme a sono leve. Nossa liberdade de sentir, nossas performances, a qualidade das nossas experiências afetivas e sexuais seguem ameaçadas. Nossa vontade permanece na iminência de ser podada. Amar e se relacionar para além da aceitação pública e até da lei — ainda tão retrógrada — é um ato de coragem e, para muitos, infelizmente, um ato fatal. Por isso, nosso desejo manifesto é que não deixemos o tesão esmorecer. Que gritemos os desejos e amores sempre mais alto que a voz que nos cala.

 

Na Nuasis, defendemos a investigação da sexualidade de uma forma descomplicada, fluida e natural. Nem sempre é possível, mas é pra isso que trabalhamos incansavelmente. Porque, pra gente, não importa as formas e os contornos em os seus relacionamentos se dão, o que importa, mesmo, é se, no fim das contas, todas as partes envolvidas estejam felizes e satisfeitas. Tem coisa melhor que isso, afinal?

 
GABRIELLE ESTEVANS

Jornalista, escreve sobre gênero, cultura e política. Também trabalha com pesquisa, planejamento estratégico e projetos com propósito e impacto social.

Vibradores, dildos, plugs: para usar sozinha ou acompanhada? De silicone, com vibração ou sem vibração? Recarregável ou com controle por app? Qual formato? Ponto g, clitoriano, sugador, anal, anel peniano, períneo, próstata? Um mar de possibilidades para brincar com o seu prazer sexual. Descubra qual o ideal para você e permita-se e se precisar de ajuda, chama a gente aqui pelo whatsapp, que a gente te ajuda!

banner inferior home
Nuasis usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.