ENTREGA EXPRESSA SÃO PAULO EM ATÉ 3HRS • FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$429 • EMBALAGEM DISCRETA • PAGAMENTO EM ATÉ 6X SEM JUROS
Carne & Corpo: o erotismo nos escritos de Susan Sontagcover

Carne & Corpo: o erotismo nos escritos de Susan Sontag

GABRIELLE ESTEVANS

 

1º de novembro_Como escritora, tolero o erro, um desempenho fraco, o fracasso. Então, o que importa que eu às vezes fracasse, que um conto ou um ensaio não seja bom? Às vezes as coisas andam bem de fato, o trabalho é bom. E isso basta.

 

 

É exatamente essa atitude que não tenho em relação ao sexo. Não suporto o erro, o fracasso – portanto fico ansiosa desde o início e, portanto, é maior a probabilidade de fracassar. Pois não tenho a confiança de que, durante uma parte do tempo (sem que eu force nada), será bom.

 

 

Quem dera eu pudesse encarar o sexo da mesma forma como encaro a escrita! Que eu sou o veículo, o meio, o instrumento de uma força que está fora de mim.

 

 

segundo volume dos diários As Consciousness Is Harnessed to Flesh: Journals and Notebooks, 1964-1980 [Como a Consciência É Atrelada à Carne], de Susan Sontag

 

 

 

*


Ser Susan já é um arroubo. Ensaísta, dramaturga, ficcionista, diretora de cinema.

 

Ter sido Susan foi um tanto e ainda pouco. Precisávamos de mais. O silêncio da ausência de Sontag é ensurdecedor.

 

Sua prosa provocadora não deixava pedra sobre pedra. Fazia até o mais tacanho dos seres questionar-se de sua miudeza. Passou, mas ficou.

 

Pelo menos aos olhos e ouvidos mais atentos. Você mira um retrato de Susan e sabe: ácida. Tenho vontade de lamber a tela. Sedutora. Fêmea por todos os poros. Campo minado para os meus devaneios.

 

 

Escritora e ensaista americana Susan Sontag participa de um simpósio sobre sexo em Nova York, em 1962. Crédito imagem: Folha de São Paulo

 
 

Seus escritos destroçavam.

 

“Sou uma escritora adversária, uma escritora polêmica. Escrevo para defender o que é atacado, para atacar o que é aclamado. Mas desse modo me coloco numa posição emocionalmente desconfortável. Não espero (secretamente) convencer, e não posso evitar ficar desanimada quando meu gosto minoritário (ideias) torna-se o gosto majoritário (ideias): então quero atacar de novo. Não posso evitar ter uma relação adversária com o meu trabalho.”

 

Peito aberto ao mundo, arriscou ter o prazer como critério ao escolher o que escrevia. 

 

 

 

Prazer. Sexual. 


Se para Geoges Bataille, a quem Susan elegeu como um grande ficcionista erótico, o erotismo era violência e transgressão, para as lentes da perspectiva de gênero, pré-Susan e ainda hoje, o erotismo é um jogo de prazer — e perigo. Susan sabe. Flerta com o desejo, mas sem deixar de notar que abaixo dos pés há terra movediça. 




8 de novembro_Ao longo de dois terços de O Canteiro de Batatas de Greta Garbo [peça de John Roy Sullivan] tive vontade de ser Garbo. (Eu a estudava, queria assimilar, aprender seus gestos, sentir como ela sentia.) Então, já mais para o fim, comecei a desejá-la, a pensar nela sexualmente, a querer possuí-la.

 

O desejo seguiu-se à admiração – à medida que se aproximava o fim de minha visão dela. A continuação de minha homossexualidade?


segundo volume dos diários As Consciousness Is Harnessed to Flesh: Journals and Notebooks, 1964-1980 [Como a Consciência É Atrelada à Carne], de Susan Sontag

 

 

 

Sapiossexualidade. 


Ler Sontag é excitar o pensamento. Criticada, censurada, controversa: mesmo quando errática, o vigor de suas defesas deixa qualquer sangue a ferver.

 

Se no fim da vida, fez a curva, saiu da pista e terminou por acabar em acostamento liberal, a estrada percorrida anteriormente jamais fora de todo apagada.

 

Sua obra é um inferno dantesco para os pretensos, para os autodeclarados normais, para os conservadores.

 

Ler Sontag é gozar do bom gozo. É terminar, enfim, por dizer/ cantarolar: gotas de leite bom na minha cara. Chuva do mesmo bom sobre os caretas. 

 

 

GABRIELLE ESTEVANS

Jornalista, escreve sobre gênero, cultura e política. Também trabalha com pesquisa, planejamento estratégico e projetos com propósito e impacto social.

Vibradores, dildos, plugs: para usar sozinha ou acompanhada? De silicone, com vibração ou sem vibração? Recarregável ou com controle por app? Qual formato? Ponto g, clitoriano, sugador, anal, anel peniano, períneo, próstata? Um mar de possibilidades para brincar com o seu prazer sexual. Descubra qual o ideal para você e permita-se e se precisar de ajuda, chama a gente aqui pelo whatsapp, que a gente te ajuda!

banner inferior home
Nuasis usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.