ENTREGA EXPRESSA SÃO PAULO EM ATÉ 3HRS • FRETE GRÁTIS ACIMA DE R$429 • EMBALAGEM DISCRETA • PAGAMENTO EM ATÉ 6X SEM JUROS
O erótico em Bataille: pensar o corpo & suas quedascover

O erótico em Bataille: pensar o corpo & suas quedas

GABRIELLA ESTEVANS

 

Bataille. Nascido George Albert Maurice Victor Bataille, sua literatura teve tantos desdobramentos quanto seus sobrenomes. Percorreu a filosofia, antropologia, economia, sociologia, história da arte e crítica literária. O território mais bem quisto, no entanto, tem chamamento simples. A ínfima ideia de pronunciá-lo é capaz de evocar simbolismos, arrepiar de pelos na nuca, calafrios pelo corpo. O território mais frutífero e fortuito dos escritos de Bataille atende pelo nome Erotismo. Com letra inicial maiúscula como um imponente nome próprio. 


Pensou o corpo como poucos. Amigou-se, pela letra, das paixões. Colocou à prova, nas linhas, a capacidade da carne de provocar pequenos e grandes incêndios. “Do erotismo, é possível dizer que ele é a aprovação da vida até na morte”, sentenciou. É lá, quando nos cansamos da racionalidade, do mental, da cabeça pensante & sem trégua, que a eroticidade faz abrigo. Naquele exato instante em que você lançou seu corpo ao abismo e, por sorte!, alguém fez o mesmo. O desejo se faz na queda. 


É possível buscar a coesão do espírito humano, sussurram as frases bataillianas. É possível buscar a coesão do espírito humano e unir numa só existência desde a santa até o voluptuoso É do humano transformar a atividade sexual em erótica. Uma tríade: o erotismo do corpo, o erotismo sagrado e o erotismo dos corações. Uma desordem violenta. A experiência interior que percorre cada centímetro de pele para fazer erupção nos poros. Bataille e o pós-moderno e visceral e dicotômico e controverso e incompreensível e experienciável. Figuras de linguagem todas a serviço do que tem a não dizer porque é no arrombamento das entrelinhas que o Erotismo se esconde. Tente decifrar e não haverá eco. Entregue-se à queda livre e o que resiste à interpretação se apresentará numa bandeja de ouro. De graça. No olho do furacão e no olhar de quem espia, cheio de tesão, as fechaduras da intimidade. 



Para mergulhar na obra de Bataille: 


História do olho

Texto de estreia de Georges Bataille, História do olho é também sua obra mais célebre e um dos maiores clássicos da literatura erótica do século XX. Chocante e sacrílega, esta novela é a expressão máxima da obsessão do autor pela proximidade entre sexo, violência e morte, e sua dimensão filosófica se depreende do exercício ilimitado que Bataille faz de tal relação. Publicado em 1928 sob o pseudônimo de Lord Auch, o livro acompanha as peripécias sexuais do jovem narrador e de sua amiga Simone. Embebido da atmosfera do surrealismo francês, do qual o próprio Bataille chegou a fazer parte, o relato suspende do horizonte das personagens o interdito do universo adulto e propicia aos jovens uma jornada de extravagâncias que envolvem sadismo, orgias, tortura e loucura, culminando em um ato de transgressão.


Disponível para venda na biblioteca da Nuasis

 
GABRIELLA ESTEVANS

Jornalista, escreve sobre gênero, cultura e política. Também trabalha com pesquisa, planejamento estratégico e projetos com propósito e impacto social.

Vibradores, dildos, plugs: para usar sozinha ou acompanhada? De silicone, com vibração ou sem vibração? Recarregável ou com controle por app? Qual formato? Ponto g, clitoriano, sugador, anal, anel peniano, períneo, próstata? Um mar de possibilidades para brincar com o seu prazer sexual. Descubra qual o ideal para você e permita-se e se precisar de ajuda, chama a gente aqui pelo whatsapp, que a gente te ajuda!

banner inferior home
Nuasis usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.